Programa de Doação a Bancos de Alimentos

Com o objetivo de combater o desperdício e contribuir para a segurança alimentar de populações em risco social, o Walmart Brasil desenvolve o Programa de Apoio a Bancos de Alimentos e Colheita Urbana.

O trabalho é coordenado pelo Instituto Walmart, que orienta todas as unidades da empresa a como participar da iniciativa, consolida os resultados das doações e articula parceiros.

Atualmente, o programa conta com um parceiro nacional, o Mesa Brasil SESC e, um estadual, o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, além de parcerias locais com bancos municipais ou instituições filantrópicas de atendimento direto, que ofereçam alimentação a seus beneficiários.

A iniciativa funciona da seguinte maneira: funcionários das lojas atuam no primeiro momento, selecionando alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que ainda são adequados para o consumo. Depois, as organizações parceiras coletam, transportam e distribuem os produtos para instituições que atendem crianças, jovens e adultos em situação de insegurança alimentar. Essas organizações também são responsáveis por checar a validade, qualidade e garantir a adequada utilização dos alimentos distribuídos.

O sucesso do programa depende do engajamento dos funcionários e do trabalho em conjunto com os parceiros.

Impacto Social

Todas as unidades do Walmart Brasil são orientadas a participar do Programa de Apoio a Banco de Alimentos e Colheita Urbana.
Em 2013, foram encaminhadas mais de mil toneladas de alimentos aos parceiros do programa em todo o Brasil, que os distribuíram a diversas organizações sociais, totalizando 3,6 milhões de refeições servidas.
Sua instituição é um banco de alimentos ou realiza colheita urbana? Então, cadastre-se no nosso banco de instituições.

Notícias

Parceiros

Cadastre-se